Evento será no dia 24 de agosto,
a partir das 10 horas, no JB Palace Hotel.
O Encontro Regional em Divinópolis acontecerá no dia 24 de agosto (sábado), a partir das 10 horas, no JB Palace Hotel (Rua Rio de Janeiro, 137). O evento será aberto aos filiados do SITRAEMG lotados em órgãos do Judiciário Federal das cidades do Centro-Oeste de Minas.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail descrito acima, preferencialmente, até o dia 22 de agosto, devendo o(a) filiado(a) informar o nome completo, cidade e órgão em que é lotado(a) e número do telefone.
PROGRAMAÇÃO
10h às 10h15 – Abertura: Diretoria do SITRAEMG
10h15 às 11h45 – Palestra seguida de debate: “Conjuntura Político-econômica: Consequências para os servidores”.
Palestrante: Cacau Pereira – Advogado especialista em Direito Público, Consultor no Instituto Classe de Consultoria e Formação Sindical.
11h45 às 13h – Palestra seguida de debate “Impactos da Reforma da Previdência para o servidor público”.
Palestrante: Aracéli Rodrigues – Sócia-fundadora do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, especializado na defesa dos servidores públicos.
13h às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Informes específicos para os Oficiais de Justiça: apresentação de relatório protocolado no CNJ sobre violência contra Oficiais de Justiça; demandas oriundas de reuniões com o segmento realizadas em Belo Horizonte anteriormente e seus encaminhamentos.
Apresentação: Elimara Cardoso Bernardes Gaia e Hélio Ferreira Diogo – Oficiais de Justiça do TRT; Coordenadores Executivos do SITRAEMG – Arthur Lobato – Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG.
14h30 às 15h – Informes: “Ações Parlamentares de interesse dos Servidores”.
Palestrante: Alexandre Marques. Bacharel em Direito. Pós-graduando em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. Assessor Parlamentar de várias entidades sindicais do Judiciário.
15h às 15h30 – Informes específicos sobre as Ações do Jurídico do Sindicato.
Apresentação: Daniel Felipe de Oliveira Hilário – Advogado do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, responsável pelo setor Jurídico do SITRAEMG.
15h30 às 16h30 – Palestra seguida de debate: “Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal”.
Palestrante: Arthur Lobato – Coordenador técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG e membro do Comitê Gestor de Saúde da 3ª Região. É consultor na área de saúde do trabalhador e combate ao Assédio Moral no Trabalho nos sindicatos SITRAEMG e SERJUSMIG.
16h30 – às 16h45 – Intervalo
16h45 às 18h – Palestra: “Três passos para entrar em ação”.
Palestrante: Débora Junqueira, jornalista há 25 anos com larga experiência em assessoria de comunicação sindical. Várias formações, cursos, estudos e vivências nas áreas de Coaching, Programação Neurolinguística (PNL), Psicologia Positiva e treinamentos empresariais, dedicando-se em realizar um trabalho de excelência na promoção de cursos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e profissional em escolas, empresas e pequenos grupos com diversos públicos, além de atendimentos individuais como coach e empreendedora do projeto Focar Coaching.
18h às 18h30 – Encaminhamentos finais – encerramento.
18h30 às 21h30 – Happy Hour (no local do evento).
Publicado em: http://www.sitraemg.org.br
Veja a cobertura completa de matérias e fotos do Encontro Regional do SITRAEMG em Divinópolis
Confira, abaixo, a galeria de fotos do Encontro Regional em Divinópolis e os links de todas as matérias da cobertura do evento:
Coordenadores destacam informes para os Oficiais de Justiça
O início da tarde do Encontro Regional em Divinópolis foi marcado por informes específicos para os Oficias de Justiça. Na ocasião, foram apresentados o relatório protocolado no CNJ sobre violência contra Oficiais de Justiça e demandas oriundas de reuniões com o segmento realizadas em Belo Horizonte anteriormente e seus encaminhamentos.
A apresentação foi realizada pelos coordenadores executivos Elimara Gaia e Hélio Ferreira
Diogo, que são oficiais de Justiça do TRT, e o psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG.
Na ocasião, Elimara Gaia falou sobre um dossiê de diversas situações que os oficiais de justiça passaram trabalhando e seminários dedicados a saúde do profissional. “A realidade do oficial é que, diversas vezes, vamos para regiões sem proteção nenhuma. É importante participar de grupos em redes sociais para compartilhar experiências e dicas de como agir diante de uma situação inusitada. Além disso, o SITRAEMG tem o Núcleo de Oficiais de Justiça para fazer esse elo de passar informações em busca de soluções”, disse.
Já o coordenador Hélio Diogo, que atua como oficial de justiça há 25 anos, disse que a segurança depende mais do profissional hoje do que do poder público. “Não seja imprevidente ao cumprir os mandados, pense em você e na sua família e evite situações por meio da precaução. Por exemplo, em lugares perigosos não vá sozinho”, aconselhou.
O psicólogo Arthur Lobato ressaltou que uma das características que diferencia o oficial de justiça do servidor é o trabalho externo: “o oficial só bate na porta alheia para dar má notícia, ele é o ‘longo braço’ da lei. A questão é além da violência visível, como ser agredido, existe também a violência invisível através das humilhações. É importante o oficial fazer o registro no Tribunal relatando o assalto, capotamento de veículo, mordida de cachorro, entre outras situações para mostrar a atual realidade.”
Publicado em: http://www.sitraemg.org.br/
Palestra sobre “Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal”
Seguindo a programação do Encontro Regional em Divinópolis, a palestra seguida de debate: “Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal”, foi realizada pelo psicólogo Arthur Lobato –responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG e membro do Comitê Gestor de Saúde da 3ª Região.
Arthur Lobato destacou que no mundo globalizado existe a produção, as metas e a pressão, que podem levar ao sofrimento e ao adoecimento. “Diante da conjuntura política, como na Reforma Trabalhista, é gerado a autorização da terceirização na atividade fim, o Teletrabalho e impactos na saúde do servidor: esgotamento profissional, desânimo, estresse, depressão, conflitos interpessoais e a sensação de não dar conta do trabalho”, explicou.
O psicólogo ressaltou que o trabalho no DSTCAM visa à questão psicológica e trabalha com a mente, servindo de apoio para os servidores. O trabalho é “invisível”, pois existem aspectos éticos de forma a preservar a vítima, e denunciar os fatos para ação jurídica e sindical. Os interessados em fazer um atendimento no departamento, podem agendar um horário por meio do telefone (31) 4501-1541.
Na ocasião, foram sorteados exemplares do livro do Arthur Lobato “Assédio Moral: Saúde do Trabalhador e Ações Sindicais”.
Publicado em: http://www.sitraemg.org.br
Confira os vídeos do Encontro Regional de Divinópolis:
Encontro Regional em Divinópolis 24/08
parte da tarde
1-1- Informes específicos para os Oficiais de Justiça
2 - Informes: “Ações Parlamentares de interesse dos Servidores”- Palestrante: Alexandre Marques
3 - Informes específicos sobre as Ações do Jurídico do Sindicato - Daniel Felipe de Oliveira Hilário
4 - Palestra seguida de debate: “Metas e Produtividade, Assédio Moral e o Adoecimento do Servidor do Judiciário Federal”- Arthur Lobato
5 - Palestra: “Três passos para entrar em ação” - Débora Junqueira
Encontro Regional em Divinópolis 24/08
parte da manhã
“Conjuntura Político-econômica: Consequências para os servidores”, ministrada por Cacau Pereira. “Impactos da Reforma da Previdência para o servidor público”, com a palestrante Aracéli Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário