quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto do SINJUS-MG contra Assédio Moral é referência no México



fotografia: Taís Ferreira
Os trabalhos da Comissão de Assédio Moral, formada pelo SINJUS-MG e Serjusmig, estão se tornando internacionalmente conhecidos. O projeto foi citado como referência durante a participação do psicólogo e jornalista, Arthur Lobato, no I Congresso Iberoamericano sobre Assédio Moral e Institucional na Cidade do México, realizado entre os dias 4/7 e 9/7/11. 

Foram seis dias de discussão entre pesquisadores, especialistas e trabalhadores de vários países. Trabalhos, pesquisas e estratégias de ação foram apresentadas pelo nosso consultor (Arthur Lobato). Segundo ele, a troca de experiências permitiu a discussão acerca de metodologias sobre os avanços no conhecimento teórico e prático do combate ao assédio moral no trabalho. 

Em palestra ministrada na Escola Nacional de Antropologia e História do México, Lobato falou do contexto em que NOSSA luta está inserida no Brasil e os avanços da NOSSA Comissão junto aos núcleos de saúde, perícia e escola do Judiciário. O especialista ainda participou de painéis junto com a renomada médica do trabalho, professora e pesquisadora, Margarida Barreto, e com a especialista cubana Lydia Guevara Ramirez.
Ao final do evento ficou acordada a criação de um Fórum Iberoamericano de Combate ao Assédio Moral nos moldes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que também começou a partir de debates entre academia, sindicatos e sociedade civil organizada.

Clique nos links a seguir e conheça nosso canal de denúncias e publicação de cartilhas e artigos sobre o assunto.


Mais:
Durante sua passagem pelo México, Arthur Lobato participou de um programa de entrevistas na Rádio Zapote e de volta ao Brasil participou de entrevista para o Canal Futura. Confira:

Nenhum comentário: