quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SERJUSMIG ajuda a conter assédio moral além das fronteiras nacionais




Trabalho desenvolvido em parceria é exemplo em "Congresso Iberoamericano”

Elias Garcia (México), Arthur Lobato e Margarida Barreto (Brasil), Lidia Guevara (Cuba)
“Comissão de Combate ao Assédio Moral no Trabalho SERJUSMIG/Sinjus-MG” presente no “1º Congresso Iberoamericano” sobre o temaRealizado no México (na Escola Nacional de Antropologia e História, na Capital mexicana), entre os dias 6 e 8/7/2011, o evento enfocou peculiaridades/dificuldades na prevenção e no combate a esse malefício que afeta o cotidiano profissional. A “Comissão SERJUSMIG/Sinjus-MG” foi representada pelo psicólogo Arthur Lobato. Além de proferir palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, Lobato também participou do curso (pré-congresso) intitulado “Estudo Científico do Mobbing no Trabalho”, ministrado pelo Dr. Kenneth Westhues, professor da Universidade de Waterloo, Canadá. Em sua explanação, ele abordou experiências vivenciadas, desde que iniciou sua atuação na NOSSA “Comissão”. Arthur fez apontamentos sobre as principais ações implementadas pelo Grupo, desde 2007 (quando, em “estágio embrionário”, ainda era um grupo de estudos). O psicólogo, que atende aos casos trazidos às duas entidades da Justiça Estadual Mineira, apresentou uma síntese da História da "Comissão". 

Arthur Lobato e Margarida Barreto: bandeira defendida com orgulho.

Lobato fez questão de mostrar, também, um quadro evolutivo da ação conjunta das entidades – acentuando a publicação de cartilhas; as palestras no Tribunal; o projeto preventivo proposto pela Comissão ao TJ (e iniciado na Casa); a realização do Concurso de Monografias e afins. Ele ainda relatou o canal de denúncias (online) da “Comissão”, assim como o Plantão do Assédio, ressaltando como todo esse encadeamento de ações contribuiu para o resultado positivo concretizado na Lei Estadual 116/2011 (dispõe sobre a prevenção e punição do assédio moral na Administração Pública de Minas Gerais). Tal norma é fruto de uma proposta da Coordenação Intersindical do Funcionalismo Mineiro, negociada com o Governo (que concordou em apresentá-la ao Legislativo, evitando, assim, o chamado “vício de origem”). A citada legislação estadual teve proposta embrionária, acordada na Intersindical, tomando por base num pré-projeto da “Comissão SERJUSMIG/Sinjus” (até então, em fase de "arremate", numa parceria com os deputados estaduais André Quintão / PT; e Sargento Rodrigues / PDT).

No encerramento do Congresso, dias 8 e 9/7, Lobato participou do projeto “Roda de Conversa” (com vítimas de assédio moral no trabalho) e integrou uma rica “Mesa de debate”. Ambas as atividades contaram, ainda, com a médica do trabalho brasileira, Dra Margarida Barreto (da PUC São Paulo, grande especialista sobre o tema); e da advogada cubana Lydia Guevara Ramirez. Ao final dos trabalhos, os participantes deliberaram a criação de um “Fórum Iberoamericano de Combate ao Assédio Moral no Trabalho”, em moldes similares ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Aproveitando a experiência do FNDC, eles já deram início à ideia, criando um blog. Ainda no México, o psicólogo da NOSSA “Comissão” foi entrevistado por um veículo de radiodifusão local. Ao retornar ao Brasil, concedeu entrevista para o Canal Futura (que pode ser conferida em http://youtu.be/GJhxhuJV_yE).
Informações e fotografias Taís Fer
reira

Publicada no site do SERJUSMIG: http://www.serjusmig.org.br
Mais informações sobre o congresso:  
http://congresoiberoamericanoacosolaboral.blogspot.com/


Nenhum comentário: