segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lançamento cartilha sobre assédio moral é sucesso


foto:Ariane Dias/comunicação Serjusmig

Na quinta-feira (26/6), o SERJUSMIG e o Sinjus, com o apoio do Sitraemg, promoveram o lançamento da Cartilha “Combate ao assédio moral na administração pública”, um projeto da Comissão de Combate ao Assédio Moral da qual o SERJUSMIG é integrante.


Servidores públicos de diversos segmentos lotaram o auditório e acompanharam a palestra do especialista Professor Roberto Heloani, que abordou o tema destacando, principalmente, as especificidades nos órgãos públicos.


De acordo com Heloani, a perversidade do assédio na administração pública é ainda maior do que em empresa do setor privado. Pois, segundo ele, “como o servidor possui certa estabilidade, não podendo ser mandado embora, o assédio se perdura por longos períodos, em média de 5 a 6 anos, até que o servidor perca completamente a estrutura psíquica/emocional”.


Ainda sobre o serviço público, em especial no judiciário, Roberto ponderou que a forma com que é organizado o ambiente de trabalho é que possibilita e “incentiva” o assédio. Assim, para se acabar, ou ao menos diminuir, o assédio é preciso rever a estrutura arcaica, quase monárquica, do órgão e, também, as relações de poder. “Não se pode confundir autoridade com autoritarismo”, destacou Heloani.


Heloani falou também sobre a relação da informatização e o serviço público, enfatizando que é preciso o trabalhador participar de todo o processo, pois do contrário será mais uma pressão, mais um ambiente para humilhações e exclusões.


Sobre a incidência do assédio, o professor explicou que, infelizmente, ainda há uma cultura preconceituosa na sociedade, com reflexo direto no trabalho, onde os grupos minoritários ainda são os mais assediados. Ao final da palestra abriu-se espaço para o debate, onde os participantes fizeram várias ponderações e levantaram dúvidas sobre o tema.


No encerramento, foi oferecido um coquetel, brindando com sucesso o lançamento de mais um projeto do SERJUSMIG/Sinjus, com a parceria do Sitraemg.


O SERJUSMIG irá disponibilizar, em breve, a cartilha no site – link assédio moral.


Associado, caso deseje adquirir uma cartilha, entre em contato com o SERJUSMIG através do e-mail: dir.patrimonio@serjusmig.org.br ou do telefone (31) 3025-3518


Matéria publicada no site do SERJUSMIG http://www.serjusmig.org.br/noti_pad.php?id=944&baab=DEST

Nenhum comentário: