terça-feira, 1 de maio de 2012

Christophe Dejours aborda relação entre trabalho e saúde mental em evento da Escola Judicial em Porto Alegre

Em evento da Escola Judicial, francês Christophe Dejours aborda relação entre trabalho e saúde mental


Imagem

A Escola Judicial do TRT da 4ª Região promoveu, na manhã desta sexta-feira (20), a conferência "Saúde, Subjetividade e Trabalho na Empresa e na Instituição Judicial", ministrada pelo psiquiatra, psicanalista, pesquisador e professor de Psicologia do Trabalho francês Christophe Dejours. O evento foi realizado no novo plenário do TRT da 4ª Região. O espaço recebeu mais de 300 pessoas, entre magistrados, servidores, advogados e convidados.


Especialista de renome internacional, Dejours abordou a relação entre saúde e trabalho em três níveis: a associação entre profissionais clínicos, como médicos do trabalho, psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, e juristas do Trabalho; o trabalho como causador de doenças mentais; e o trabalho como veículo na construção de identidade e saúde mental.

Para o professor francês, o aumento na demanda de tratamento para descompensações psicológicas oriundas das relações de trabalho é amplamente notado, tanto por clínicos, quanto por juristas e fiscais do Trabalho. Citando estudos realizados na França e no Japão, Dejours explicou essa anormalidade como consequência de um sistema que busca resultados sem considerar as relações interpessoais dos colaboradores. Analisando esse tipo de gestão, adotada em instituições públicas e privadas, Dejours criticou as avaliações individualizadas de desempenho e posteriores sanções, que acabam por introduzir uma cultura de concorrência entre trabalhadores. “Essa cultura, em níveis extremos, pode causar efeitos danosos entre colegas em um ambiente de trabalho, chegando a existir casos, não raros, de suicídio”, alertou o conferencista.

Além de criticar esse caminho entre o trabalho, com pressões organizacionais exageradas, e seus efeitos psicopatológicos, o professor francês sugeriu pensar no trabalho como forma de construção da saúde mental. “A verdadeira prevenção para este tipo de anormalidade é a formação de um tecido nas relações de trabalho (…) O fim da adolescência, momento em que acontece a busca pela construção da identidade, gera um sentimento de incerteza no ser humano. O trabalho, experiência em que se acentua a convivência com outro grupo que não a família, é um segundo momento para construção dessa identidade”, sustentou.

Protagonista de um principais eventos da Escola Judicial do TRT da 4ª Região em 2012, Dejours é autor de livros como "A loucura do trabalho", "A banalização da injustiça social", "O fator humano", "Repressão e subversão em psicossomática", "O corpo, entre a biologia e a psicanálise" e "Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho".

ImagemMesa de abertura

ImagemConferência foi realizada no plenário


Publicado no site: http://www.trt4.jus.br/


Nenhum comentário: