quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uma tarde intensa de atividades, que envolveu explanações sobre controle emocional, absenteísmo, assédio moral e resumo das lutas do SERJUSMIG neste 2014



No início das atividades do XVI Encontro de Delegados do SERJUSMIG na tarde desta sexta-feira, o educador e consultor em qualidade de vida Júlio Machado ministrou a palestra "Aprenda a ter mais controle emocional", durante a qual sensibilizou os presentes sobre a nossa principal prioridade que é ter qualidade em nossas vidas.

Entretanto, segundo enfatizou Júlio, esse desejo tão legítimo vem sendo cada vez mais tragado pelo stress do cotidiano. "Grande parte da nossa energia se esvai pela falta de habilidade em lidar conosco e com os outros, provocando desmotivação e cansaço. Daí vem o desequilíbrio emocional. Como uma conseqüência natural, passamos o tempo a nos queixar da vida e das pessoas. Hipotecamos a nossa felicidade a partir do momento em que damos mais importância às coisas que nos faltam do que as que já possuímos na nossa vida", alerta.

Para Júlio, aprender a ter mais equilíbrio emocional implica em rever alguns esquemas mentais que estão na base de muitos conflitos e desgastes, tanto no relacionamento com pessoas como com o mundo à nossa volta. "O equilíbrio emocional não vem de graça, ele é resultado de um investimento pessoal", afirma.

Em seguida, a mesa “Absenteísmo por licença saúde no TJMG”, trouxe como palestrante a médica do Trabalho do TJMG e do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Ciwannyr Machado de Assunção, que expôs resultados de uma ampla pesquisa sobre o absenteísmo por doença no TJMG. Segundo os dados, é alta a taxa de absenteísmo dos magistrados e servidores, sendo esta maior na 1ª Instância. Outros dados apontam que, das dez doenças que mais provocam afastamentos, cinco delas estão relacionadas a transtornos mentais, enquanto as demais estão vinculadas a doenças respiratórias, ortopédicas e pós-operatórias. “A média anual de crescimento dos pedidos de afastamento está em 6,6%”, afirma Ciwannyr.

Na sequência, a palestra “O assédio moral como fator de adoecimento” veio complementar a exposição anterior, pois as consequências do assédio moral estão diretamente relacionadas ao adoecimento do Servidor. É o que analisa Arthur Lobato, membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SERJUSMIG.

“Quando temos os transtornos mentais como principal causa de afastamento dos Servidores, precisamos entender a relação dos transtornos com o nosso trabalho”, diz.

Segundo o palestrante, assédio moral é uma conduta abusiva, intencional, frequente e repetida que ocorre no ambiente de trabalho e que visa diminuir, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo. Para Lobato, o assédio moral muitas vezes está relacionado à precarização do trabalho, como prolongamento de jornada, aumento da carga de trabalho, especialmente das cargas de trabalho mental com adventos de níveis crescentes de fadiga geral e mental, que podem culminar em esgotamentos.

De acordo com Lobato, o sofrimento do trabalhador começa quando o nível de insatisfação não pode ser diminuído. “O autoritarismo das chefias é um componente importante no adoecimento do trabalhador, pois é muito comum que, em um cargo de poder, os chefes confundam autoridade com autoritarismo”, relata Lobato.

Ao final, Arthur Lobato orientou: “Uma vez comprovado o assédio moral, o trabalhador deve buscar uma reparação jurídica. Diante de um caso assim, vocês devem procurar o Sindicato para que ele dê todo o apoio necessário”, conclui.

Para encerrar o dia, a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, traçou o resumo das lutas e esclareceu os principais assuntos frutos dos questionamentos dos Servidores, e respondeu todas as perguntas propostas pelos presentes.

Dentre os principais assuntos, foram tratados temas como PV 2013 e o retorno dos R$ 6 milhões reivindicados pelo Sindicato diretamente à presidência do TJMG, bem como critérios para o apontamento de vagas; carga horária da função de confiança de assessoramento de juiz; implementação dos cargos em comissão de escrivão e contador (lei 20.865); MS dos substitutos – Oficial de Apoio - em comissão (função de confiança e assessoramento de juiz; lotação de cargos de assessor e das funções de confiança; cargo em comissão de escrivão ou contador; dispensa de precários e novo concurso (MS e pedido de providência, ambos interpostos pelo SERJUSMIG); alteração do Plano de Carreiras (necessidade da categoria de se mobilizar pela alteração da lei 13.467, que limita as vagas para a PV da 1ª Instância); Data-base 2015; aumento do vale-lanche e do auxílio creche; e parecer sobre a extinção de comarcas.

Nenhum comentário: