quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Assédio Moral e Saúde do Trabalhador debatidos no Sintect-CE

Maria de Fátima Duarte, psicóloga, Sâmia Ribeiro - Advogada, Arthur Lobato, psicólogo,
Maria de Lourdes Félix, Coordenadora Geral Sintect-CE 
por Taís Ferreira, jornalista e fotógrafa

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro o SINTECT-CE, Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará realizou o VI Seminário sobre Assédio Moral e Saúde do Trabalhador.






No primeiro dia, na sede do sindicato em Fortaleza foram realizadas palestras com a presença dos psicólogos Maria de Fátima Duarte/CE e Arthur Lobato/MG, da advogada Sâmia Ribeiro, Schirlei Azevedo/SC e Dilton Rufino/SC e entidades sindicais presentes.









Na tarde do primeiro dia, o psicólogo Arthur Lobato coordenou uma Roda de Conversas com a participação da psicóloga Fátima Bezerra, da advogada Sâmia Ribeiro e da médica Margarida Barreto, onde os participantes tiveram a oportunidade de relatar as violências vivenciadas pelos trabalhadores dos Correios do Ceará.



Além dos relatos dos trabalhadores os participantes puderam colocar suas dúvidas sobre o Assédio Moral e outras violências vivenciadas pelos trabalhadores em seu ambiente de trabalho e a importância da prevenção e combate ao assédio moral. 




Foi ressaltada a importância de soluções preventivas que levem em conta a origem da violência laboral e não somente seus efeitos. Foi constatada a relação do assédio moral com a organização do trabalho, o que provoca o sofrimento vivenciado e relatado pelos assediados, e a necessidade de uma política institucional para coibir a prática de assédio moral. O debate apontou a importância do Sindicato e uma política de Combate ao Assédio Moral.




Outro ponto abordado foi a importância da solidariedade do grupo de trabalhadores, já que o individualismo rompe estes laços. A forma como as metas e produtividade, características do modo de produção da iniciativa privada, estão sendo aplicados no serviço público é campo fértil para a disseminação do assédio moral. Por isso, a importância da ação dos sindicatos das associações e da solidariedade dos trabalhadores.





A Roda de Conversas, que teve grande participação dos presentes e continuou no segundo dia do evento, com orientações, esclarecimentos sobre o assédio moral no trabalho e sobre os efeitos psicológicos do assédio moral sobre a saúde do trabalhador foram abordados pelo psicólogo Arthur Lobato, que é consultor de sindicatos de servidores do judiciário de Minas Gerais Serjusmig, Sinjus/MG e Sitraemg.  






Metas Abusivas, Cobranças, Pressão Psicológica foram os temas do segundo dia do seminário que aconteceu no Sítio do Sintect-CE - Centro de Formação do Sintect-CE.

Foi inaugurado o Auditório Dra. Margarida Barreto em homenagem à medica pioneira no estudo do assédio moral no Brasil. 



Fátima Duarte, Margarida Barreto, José Veridiano, Roberto Heloani, Arthur Lobato

Arthur Lobato, psicólogo




No segundo dia de seminário, mesa de debates com os palestrantes Arthur Lobato, Margarida Barreto e Roberto Heloani sob a coordenação do diretor do Sintect-CE, José Veridiano.


Arthur Lobato, psicólogo, José Veridiano, diretor Sintect-CE,
Roberto Heloani, professor, Margarida Barreto, médica.




Fátima Duarte, Dilton Rufino, Schirlei Azevedo, Marcílio, Sâmia Ribeiro
Na tarde do segundo dia de seminário foram apresentados Relatos de Experiências no combate ao Assédio Moral e Ações Práticas. Coordenou a mesa o diretor do Sintect-CE, Marcílio, os debatedores foram Fátima Duarte, Sâmia Ribeiro, Schirlei Azevedo, SC e Dilton Rufino/ Sintufsc.


Ozaneide/ CUT
O tema do Seminário no terceiro dia foi: Assédio Moral acontece mais com as mulheres, negras e negros? Por quê? 

A primeira palestrante foi Ozaneide, secretária da mulher da CUT que abordou as questões de gênero.





Maria de Lourdes Félix, Sintect-CE, Ozaneide, CUT, Rita Bacana,
Asseec, Roberto Heloani, professor, Margarida Barreto, médica.






Com a mesa coordenada pela presidente da Asseec - Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Rita Bacana, a segunda palestra foi da Dra. Margarida Barreto, seguida por Roberto Heloani.





Margarida Barreto

Roberto Heloani
O assédio moral, muito mais que um conflito interpessoal, é uma questão que envolve a organização do trabalho e afeta o coletivo dos trabalhadores, pois um trabalhador adoecido por causa do assédio moral, revela o mal estar no ambiente do trabalho. O assédio afeta a auto estima, a dignidade e a honra de quem é assediado.






A violência é reconhecida como um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde, estando presente em diversas situações do trabalho e tendo como consequência inúmeras formas de adoecimento. A violência que atinge a dignidade através do assédio moral revela a vulnerabilidade da saúde mental quando não existem suportes afetivos e sociais.

A sobrecarga do trabalho também é considerada um tipo de violência contra o trabalhador. Atualmente não há legislação federal que coíba tal prática, porém, há projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e algumas disposições municipais e estaduais protegem os funcionários públicos desse mal. A Constituição Federal determina em seu Art. 5, inciso X: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação’”.



Cobertura Fotográfica no Blog:http://sintect-ceara.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: