quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SITRAEMG apresenta seu Departamento de Saúde aos profissionais de saúde da Justiça Federal

Postado em: 02/12/2015

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 2/12, no NUBES (Núcleo de Bem Estar Social) da Justiça Federal, no 8º andar do prédio da avenida Álvares Cabral, 1.805, em Belo Horizonte, marcou a apresentação oficial do recém-criado Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG àquele setor da Seção Judiciária de Minas Gerais. Pelo Departamento de Saúde do Sindicato, estiveram presentes os integrantes Arthur Lobato (Psicólogo/Saúde do Trabalhador), Vilma Oliveira Lourenço (coordenadora do Sindicato) e Rogéria Figueiredo (servidora da Justiça Federal/SJMG). Também fazem parte da equipe os coordenadores Célio Izidoro Rosa e Alexandre Magnus Martins, além do assessor político Efraim Moura. Pelo NUBES, participaram a diretora Sônia Mara Guimarães e os demais profissionais de saúde que o integram.
IMG_6215
Membros do Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG e do NUBES na reunião da manhã de hoje na Justiça Federal – Foto: Gil Carlos
O psicólogo Arthur Lobato explicou que a criação do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral é uma proposta da campanha que elegeu a atual diretoria do SITRAEEMG, que foi endossada e ratificada pela categoria ao ser submetida a votação no X Congresso do Sindicato, realizado em Juiz de Fora no período de 24 a 26 de abril deste ano. Foi efetivamente criado logo em seguida para atuar preventivamente na questão da saúde dos servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais, já que se tem detectado um grau de adoecimento muito grande entre esses trabalhadores com origem emocional e psíquico, incluindo a prática do assédio moral. Não foi feita pesquisa sobre a questão em Minas, esclareceu Arthur Lobato. Mas uma pesquisa realizada junto ao conjunto de servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul, liderada pelo médico Rogério Dorneles, aponta uma forte influência do processo eletrônico no crescimento dos índices desse adoecimento.
Lobato também explicou que o objetivo do Departamento de Saúde é manter um estreito relacionamento, “juntar saberes” e até mesmo estabelecer parcerias com os setores equivalentes dos tribunais, exatamente para somarem forças nessa busca de assegurar a saúde e o bem-estar dos servidores. Até porque, argumentou ele, além do âmbito dos tribunais regionais, essa é uma preocupação do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que a recente aprovação de resolução que cria a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. O Departamento já reivindicou esse contato também com as administrações do TRT e do TRE.
O assédio moral
A coordenadora Vilma Lourenço relatou que vem tentando há muito tempo inserir essa discussão sobre a saúde do trabalhador como prioridade entre as bandeiras de luta do SITRAEMG, até conseguir incluir o tema entre os principais pontos de campanha que elegeu a atual diretoria. Ela disse reconhecer que são muitas as origens do adoecimento do servidor. O excesso de trabalho é um deles. Mas o principal, frisou, é o assédio moral. Citou os sindicatos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro como algumas das entidades que já estariam à frente do SITRAEMG nas políticas de combate ao assédio. Daí a decisão da atual diretoria de estruturar o seu Departamento de Saúde para acolher os servidores que precisam de ajuda para enfrentar e se livrarem da perseguição no trabalho e de outras doenças decorrentes da pressão e do desgaste no exercício da função pública. A servidora Rogéria Figueiredo também falou sobre sua motivação para integrar o Departamento de Saúde do Sindicato, dizendo que vivenciou bastante esse grau de adoecimento no TRT.
Próxima reunião em fevereiro
Os integrantes do setor de saúde da SJMG fizeram várias indagações a Lobato, Vilma Lourenço e Rogéria Figueiredo, para obter esclarecimentos a suas dúvidas acerca do Departamento de Saúde do Sindicato. A diretora do NUBES também falou sobre o seu setor e informou que a saúde dos servidores do Judiciário Federal é uma grande preocupação também da direção do foro, e que atuação nesse sentido na Justiça Federal está prevista inclusive no planejamento estratégico anualmente aprovado para a instituição, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). Aproveitando a oportunidade, ela reivindicou a colaboração do Sindicato como parceiro no patrocínio e divulgação das atividades de iniciativa do NUBES.
Ao final, com os dois setores mostrando-se dispostos a se ajudarem mutuamente, Artur Lobato propôs a realização de nova reunião no início do ano que vem, podendo ser já em fevereiro, para ampliar o diálogo e, quem sabe, acertarem a organização de um seminário para debater o tema com a participação, inclusive, dos profissionais de saúde da Justiça Federal.

Nenhum comentário: