segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Capacitação sobre Saúde Mental e Trabalho - Cerest Betim



"Formas de adoecimentos e possibilidades de intervenções" será o tema debatido pelos   participantes 

A Prefeitura de Betim, por meio da Diretoria Operacional de Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o seminário "Saúde Mental e Trabalho - Formas de adoecimentos e possibilidades de intervenções", no dia 6 de novembro, das 8h às 17h, no auditório da PUC Minas Betim. O evento é organizado pela SMS, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - CISTT do Conselho Municipal de Saúde de Betim. O objetivo é capacitar os servidores, oferecendo elementos que possibilitem refletir sobre o adoecimento mental e trabalho, para se pensar em ações transformadoras da realidade de trabalho.

São oferecidas 300 vagas, distribuídas da seguinte forma: 150 para trabalhadores do SUS Betim, sendo 75 para a Atenção Básica; 50 para convidados dos municípios da área de abrangência do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST) Betim; 50 para representantes do controle social e sindicatos; 50 para trabalhadores da iniciativa privada; e 50 livres. O foco da ação são profissionais das redes pública e privada ligados ao campo do trabalho, tais como técnicos da Saúde, Assistência Social, Recursos Humanos e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), além de universidades e atores dos diversos movimentos sociais, sobretudo sindicatos.

A referência técnica da Saúde do Trabalhador e coordenadora adjunta da CISTT Betim, Márcia da Silva Anunciação Lazarino, explica que "tendo em vista o aumento do número de trabalhadores com adoecimento mental relacionado ao trabalho, é necessário preparar os profissionais para o enfrentamento das condições adversas do trabalho e seus impactos na saúde mental dos trabalhadores".

Serviço: 
Seminário "Saúde Mental e Trabalho - Formas de adoecimentos e possibilidades de intervenções". Data : 6 de novembro. Horário: das 8h às 17h. Local: auditório da PUC Minas Betim Endereço: Rua do Rosário, 1081, bairro Angola, Betim.
  
Programação: 8h - Credenciamento dos participantes e café de boas vindas 


9h - Mesa de abertura 


9h30 às 10h30 - Conferência Saúde Mental e Trabalho 


Prof. Jackson Sampaio - Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Também professor titular em Saúde Pública, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e reitor da Universidade Estadual do Ceará. 


10h30 às 12h30 - Mesa redonda - O trabalho e o adoecimento mental 


Mediador: Manoel Deusdeth Júnior 


Alcoolismo e Drogadição (30')
Carlos Alberto Pereira Pinto - Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Promoção da Saúde e Prevenção de Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em assistência aos usuários de álcool e outras drogas pela UEMG, e professor do curso de Medicina da PUC Minas Betim. 


Suicídio e Trabalho (30')
Giselle Reis Brandão - Psicóloga, doutora em Psicologia Social e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. E também professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 


Violência e Assédio Moral (30')
Arthur Lobato - Psicólogo, consultor na área de Saúde e Combate ao Assédio Moral no Trabalho nos sindicatos de trabalhadores da Justiça de Minas Gerais - SINJUS-MG, SERJUSMIG, SITRAEMG e no Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral. 
Debate (30') 


12h30 às 14h : Intervalo para almoço 


14h00 às 14h30 - Conferência Direitos Humanos e Trabalho 


Luci Praun - Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre, doutora e pós-doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses da Unicamp e professora visitante da Universidade Federal do ABC. 


14h30 às 16h30 

Mesa redonda - Formas de intervenção: Desafios e possibilidades de atuação 
Mediador: Marta de Freitas 


Lei de cotas (20')
Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilel
- Graduada em Medicina pela UFMG. Residência em Medicina Preventiva e Social, concentração em Saúde do Trabalhador no Hospital das Clínicas da UFMG e Mestrado em Saúde Pública, concentração em Saúde e Trabalho pela Faculdade de Medicina da UFMG. É auditora do Ministério do Trabalho. 


Clínica da atividade: (30')
Rodrigo Padrini Monteiro - Graduado em Psicologia, mestre e doutorando em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno e psicólogo na Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. 


Vigilância e Saúde Mental: (30')
Ely Mascarenhas - Assistente social, especialista em administração de Projetos sociais,   especialista em Saúde do Trabalhador, mestre em Administração e coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador da Divast/Cesat - Bahia. 


Saúde Mental e Trabalho em Betim (30').
Márcia da Silva Anunciação Lazarino - Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Promoção da Saúde e Prevenção e da Violência e especialista em Saúde do Trabalhador pela UFMG, especialista em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. É Referência Técnica em Saúde do Trabalhador do município de Betim.
Debate (30'). 
17h - Encerramento com café de confraternização.


  Publicado em: 
http://www.betim.mg.gov.br/noticias


Nenhum comentário: