terça-feira, 19 de março de 2019

SITRAEMG participará de seminário do CNJ no dia 28 de março

Evento será organizado pelo Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
A coordenadora do SITRAEMG Elimara Cardoso Gaia e o psicólogo Arthur Lobato, ambos integrantes do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sindicato, participarão do 1º Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, no próximo dia 28 (de março), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF). Promovido pelo CNJ, por meio do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, o evento reunirá servidores e magistrados do Poder Judiciário, bem como representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e Associação dos Juízes Federais (Ajufe).
O financiamento dos serviços de saúde, assim como o adoecimento e a qualidade de vida dos juízes e servidores do Poder Judiciário brasileiro serão temas debatidos. Além disso, o Seminário visa promover o intercâmbio de experiências e ideias para gerar a melhoria na quantidade e qualidade dos dados que compõem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, criada pela Resolução CNJ n. 207/2017.
Foi por determinação dessa resolução que foram criados os comitês de saúde dos tribunais regionais. O SITRAEMG, por solicitação de sua direção e do DSTCAM, tem assento nos comitês do TRT e do TRE, e mantém diálogo permanente com o setor de saúde da Justiça Federal em Minas Gerais. O objetivo é acompanhar de perto e cobrar ações efetivas dos tribunais voltadas para a saúde de seus servidores.

Programação

Na programação, já está confirmada a realização de um painel para tratar das formas de financiamento dos serviços de saúde pelos tribunais, como a contratação de planos de saúde e a criação de planos de autogestão. Coordenador do comitê, o conselheiro Valtércio de Oliveira destaca que é importante colocar em discussão, na magistratura, a questão da viabilidade dos custos da saúde.
O evento terá ainda oficinas a respeito de assuntos como adoecimento de servidores e de magistrados, serviços de saúde nos tribunais, entre outros. No encerramento, está prevista uma palestra sobre o tema qualidade de vida e gestão da emoção.
Valtércio de Oliveira chama a atenção para alguns aspectos da saúde dos magistrados e dos servidores. “Há aspectos preocupantes em relação aos problemas mentais como estresse, depressão e casos de suicídio”, diz. “Os magistrados trabalham sob pressão, lidam com a vida das pessoas, com as tentativas de solução para diversos problemas”, acrescenta.
Fonte: Agência de Notícias do CNJ

Nenhum comentário: