segunda-feira, 2 de outubro de 2017

SINJUS DEBATE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Com a premissa de promover a saúde e o bem-estar entre os filiados, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) promoveu uma nova edição da Roda de Conversa para falar sobre o sofrimento no trabalho e as suas consequências. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 27/9, e foi uma oportunidade para que as pessoas pudessem compartilhar os seus sentimentos e relatar as suas vivências. Toda a atividade foi conduzida pelo psicólogo e especialista em saúde do trabalhador, Arthur Lobato. A moderação foi realizada pelo diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Durante a Roda de Conversa, os participantes ficaram à vontade para expor as situações que ocorrem dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG). Foram debatidos os conflitos nas relações de trabalho, principalmente envolvendo assédios morais e psicológicos entre gestores e subordinados e até mesmo entre colegas de mesmo nível hierárquico.
De acordo com Arthur Lobato, que integra a Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG/SERJUSMIG, essa situação gera uma série de problemas emocionais, como a sensação de não dar conta do serviço, cansaço e insônia, que, por sua vez, levam ao um quadro de ansiedade e de depressão.
O especialista ressaltou ainda que, além de ter que superar os problemas psíquicos decorrentes das condições de trabalho inadequadas, muitas vezes os servidores precisam enfrentar a desconfiança e o preconceito dos colegas quando retornam de suas licenças. Por isso, Lobato orientou aos participantes para que busquem apoio profissional sempre que necessário.
Felipe Rodrigues reforça que o servidor deve procurar os atendimentos do Núcleo de Saúde caso esteja enfrentando problemas no trabalho. O dirigente lembra ainda que o SINJUS, em casos mais graves, também faz a interlocução direta com os gestores a fim de equalizar os conflitos no próprio ambiente de trabalho do servidor.
Próximo evento
A próxima edição da Roda de Conversa está marcada para o dia 25/10, às 14h, na sede do SINJUS. No encontro será tratado sobre as doenças ocupacionais, como as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho (Dort). As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (31) 3213-5247.


Nenhum comentário: