segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho

VI Seminário de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho e II Congresso de Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no Trabalho aconteceu em Florianópolis - SC, de 18 a 20 de novembro. Conferências, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos, lançamento de livros preencheram os três dias de evento.

Acesse aqui a programação

A Conferência de abertura do VI Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no trabalho e II Congresso sobre Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no Trabalho teve a participação de dois prestigiados doutores sobre o tema, Margarida Barreto e Roberto Heloani. 

fotografia: Taís Ferreira
fotografia: Taís Ferreira
fotografia: Taís Ferreira

Margarida Barreto, Suzana Tolfo, Roberto Heloani

O evento coordenado por docentes da UFSC,  foi promovido pelo Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot) e pretende divulgar conhecimentos científicos nas áreas de psicologia, saúde, administração, direito, serviço social.

O assédio moral no trabalho, os riscos psicossociais e a saúde do trabalhador incorporam uma gama diversa e heterogênea de variáveis inter-relacionadas, tanto sociais quanto psicológicas demonstrando a interdiciplinaridade do processo.




Arthur Lobato, Psicólogo/Saúde do Trabalhador, Coordenador Departamento Saúde e Combate ao Assédio Moral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Estado de Minas Gerais (SITRAEMG),  Sindicato dos Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG) apresentou dois trabalhos nas áreas temáticas de assédio moral no trabalho e saúde do trabalhador:








  • Ações Sindicais e Institucionais no Combate ao Assédio Moral na Organização do Trabalho do Judiciário Brasileiro e Mineiro
  • Inteligência Artificial (IA), Automação e a Saúde do Servidor no Judiciário Brasileiro 

O objetivo do estudo sobre IA é analisar as mudanças na forma de trabalhar do poder judiciário brasileiro através da automação e do uso da inteligência artificial e suas consequências para a saúde dos trabalhadores.


Para conferir mais informações  acesse a página www.neppot.ufsc.br


fotografia: Taís Ferreira

fotografia: Taís Ferreira


fotografia: Taís Ferreira

fotografia: Taís Ferreira



Confira o vídeo que foi exibido no final da conferência de abertura.

A memória da luta contra o assédio moral no Brasil

Um acervo selecionado junto a sindicatos e centrais de trabalhadores em todo o país.
Edição da jornalista Taís Ferreira.

Painel de fotografias “Luta e Resistência”





Mostra através de um mosaico de fotografias a memória da luta contra o assédio moral no Brasil, através de um acervo selecionado junto a sindicatos e centrais de trabalhadores em todo o país.

Seleção e Edição: Taís Ferreira

Nenhum comentário: