domingo, 10 de dezembro de 2023

Entenda porque Minas tem uma dívida tão grande e porque o RRF não é a solução

 


Nas últimas semanas, milhares de servidores em todo o estado se mobilizaram contra o Regime de Recuperação Fiscal. E a luta contra o Regime arrasta consigo o debate sobre a dívida mineira, o grande mote do governo estadual para impor as medidas de desinvestimento e retirada de direitos que o RRF exige. 

Tal essa dívida, diga-se de passagem, não tem sido paga por Zema desde 2019. O atual governador é o recordista no endividamento do estado, que cresceu 45% sob a gestão do empresário do partido Novo.

É impossível discutir o RRF sem falar do endividamento do estado e das alternativas para enfrentar esse problema. Você sabia que boa parte dos 160 bi que, em tese, Minas deve, são de cobrança indevida? Sabia que o Regime de Recuperação Fiscal, ao contrário do que diz o nome, vai apenas transferir o pagamento para governos futuros, sem nenhuma recuperação fiscal, de fato?

Para abordar o assunto, o "Fala, SERJUSMIG!" deste mês entrevista a auditora fiscal Maria Aparecida Meloni - Papá, ex-presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado de Minas Gerais (Affemg) e atua. vice-presidente da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

 

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer

Nenhum comentário: