quarta-feira, 13 de junho de 2018

XI Seminário do Trabalho


O psicólogo Arthur Lobato participou da mesa 1: Fórum Trabalho e Saúde / Trabalho e adoecimentos laborais no Brasil Neoliberal.

Confira o vídeo:
Fórum Trabalho e Saúde | Mesa I – "Trabalho e Adoecimentos laborais no Brasil Neoliberal"

O Seminário do Trabalho, em sua décima primeira edição sobre o futuro do trabalho no Século XXI começou com debate sobre o novo proletariado da era digital, foi realizado de 4 de junho a 8 de 2018, na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília. O evento debateu questões pertinentes ao mundo do trabalho com diversos pesquisadores nacionais e internacionais. Além do Seminário, também é realizada a Mostra CineTrabalho, dando visibilidade a obras com a mesma temática.

A Mostra CineTrabalho (Labour Film Festival) foi promovida pelo projeto de extensão universitária "Tela Crítica", do grupo de pesquisa "Estudos da Globalização" e a Rede de Estudos do Trabalho (RET), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp.

O XI Seminário do Trabalho da Unesp começou com o lançamento dos livros "A Enciclopédia do Golpe", volumes I e II, que têm como organizador o Dr. Giovanni Alves, do Departamento de Sociologia e Antropologia (DSA) da Unesp de Marília, entre outros nomes. Na mesa de abertura, Ricardo Antunes, da Unicamp, fará uma exposição sobre "O Privilegio da Servidão: A explosão do novo proletariado da era digital". 

O evento trouxe ainda nesta edição a apresentações de diversos trabalhos oriundos de pesquisas e projetos voltados à temática, além de um minicurso especial, "As Dimensões da Precarização do Trabalho no Brasil". Também aconteceu, durante o evento, a Jornada de Ciências Sociais "Uma homenagem a Ricardo Antunes". No dia 6 de junho, especialmente para o Fórum Trabalho e Saúde.




6 de junho de 2018 - Quarta-Feira
Fórum Trabalho e Saúde

Manhã
9:00-12:00 h 

Mesa I – Fórum Trabalho e Saúde
Trabalho e Adoecimentos laborais no Brasil Neoliberal 


Coordenação de Mesa: Dr. André Vizzaccaro (UEL)
Roberto Heloani (UNICAMP)
Renata Papareli (PUC-SP)
Fábio de Oliveira (USP)
Arthur Lobato (SITRAEMG)


Lançamento de Livros


"O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital", 
de Ricardo Antunes (Boitempo)


O estudo apresenta uma análise detalhada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, desde a redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff, e seu eixo está em compreender a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, on-line e intermitente.



"A crise do capitalismo global: O Capital e sua Contradições",

org. de Giovanni Alves, Francisco Luis Corsi (RET - PRAXIS)







"Superexploração do Trabalho no Século XXI" 

Debates contemporâneos, Org. de Juliana Guanais e Gil Felix (PRAXIS)









"O Duplo Negativo do Capital", 
de Ricardo Antunes (RET - PRAXIS)



Ensaio sobre a Crise do Capitalismo Global.







"Trabalho e Educação: Os dilemas do ensino público no Brasil",

(org.) Renato Araújo. 










"Assédio Moral: Saúde do Trabalhador e Ações Sindicais",

de Arthur Lobato (Instituto RTM) 

Esta obra reúne artigos do psicólogo Arthur Lobato publicados em sites blogs e jornais durante um período dez anos. O material visa contribuir com a prevenção e informação, considerando a trajetória de prática profissional vivenciada pelo autor em relação ao assédio, saúde no trabalho e ações sindicais em casos e situações de assédio moral no âmbito jurídico, sindical e atendimento clínico psicológico — clínica do trabalho.


"Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador"
de René Mendes (Proteção) 


No projeto do Dicionário os 1.237 verbetes estão em ordem alfabética, permitindo uma pesquisa mais rápida e eficiente que ajudará a dirimir dúvidas e a resgatar importantes informações da evolução da SST no Brasil. Nele, além dos conceitos e definições, há também informações sobre a história de instituições e profissionais destacados.



"A Rebeldia do Precariado", 
de Ruy Braga 

(Boitempo editorial) 





“Reforma e Crise Política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT”, Armando Boito 
(Editora Unesp/Unicamp) 

A partir da comparação entre três países – Portugal, África do Sul e Brasil. A rebeldia do precariado propõe compreender as resistências populares às políticas de espoliação social que acompanham a difusão do neoliberalismo e da precarização do trabalho na semiperiferia do sistema.

O emaranhado da teia política que os brasileiros acompanham diariamente pela imprensa deixa o cenário ainda mais confuso. Uma coisa, pelo menos, é certa: o País está mergulhado em uma profunda crise política. Para entender como o Brasil chegou aqui, o cientista político traça um panorama que joga luz sobre essas questões.

Lançamento Extraordinário:


“A Enciclopédia do Golpe”
(Projeto editorial Praxis, 2017/2018)

Organizadores 
(Volume 1)
Giovanni Alves, Mirian Gonçalves, Maria Luiza Quaresma Tonelli e Wilson Ramos Filho
(Volume 2)
Giovanni Alves, Maria Inês Nassif, Miguel do Rosário e Wilson Ramos Filho


A obra reúne 22 verbetes que desnudam o papel de cada um dos atores sociais no Golpe de 2016 que culminou com a retirada de Dilma Rousseff da Presidência da República.

Os verbetes são artigos assinados por grandes nomes de diversas áreas do conhecimento. Os historiadores Luiz Alberto Moniz Bandeira e Fernando Horta, o sociólogo Jessé Souza, o jornalista Luís Nassif, o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, a desembargadora Magda Biavaschi, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, os juristas Lenio Luiz Streck, Martonio Mont’Alverne Barreto Lima e Beatriz Vargas Ramos são alguns dos convidados que assinam os textos que compõem a obra.



Volume 2: "O papel da mídia"


Giovanni Alves,
Maria Inês Nassif,
Miguel do Rosário e
Wilson Ramos Filho






Com dez edições nas duas últimas décadas, o Seminário do Trabalho da Unesp de Marília, organizado por Alves e promovido pela Rede de Estudos do Trabalho (RET) já se consolidou como um evento de referência para a comunidade acadêmica por se constituir como um importante espaço de debate crítico e de troca de experiências entre diversos pesquisadores do Brasil e do mundo, voltados para as questões pertinentes ao mundo do trabalho, em especial para as situações decorrentes das transformações do capitalismo global.

Serviço
XI Seminário do Trabalho
De 4 a 8 de junho
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp de Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737


Realização
RET - Rede de Estudos do Trabalho
Projeto Editorial Praxis

Apoio
Unesp
Fapesp

Com informações de: http://www.estudosdotrabalho.org/xiseminariodotrabalho.htm

Nenhum comentário: