segunda-feira, 15 de outubro de 2018

SEMINÁRIO - SAÚDE MENTAL E TRABALHO: Formas de adoecimentos e possibilidades de intervenções


SEMINÁRIO - SAÚDE MENTAL E TRABALHO: Formas de adoecimentos e possibilidades de intervenções

Dia: 6 de novembro, das 8h às 17h
Local: Auditório da PUC Minas - Unidade Betim (Endereço: Rua do Rosário, 1.081 Bairro Angola Betim MG)
Inscrições: 3512-3196 (Educação Permanente em Saúde)

PROGRAMAÇÃO:
8:00 horas
Credenciamento dos participantes e café de boas vindas 9:00 horas Mesa de abertura:


9:30 às 10:30 horas Conferência Saúde Mental e Trabalho
Prof. Jackson SampaioPossui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde e, Reitor da UniversidadeEstadual do Ceará.

10:30 às 12:30 horas
Mesa redonda - O trabalho e o adoecimento mental Mediador: Manoel Deusdeth Júnior


Alcoolismo e Drogadição(30’)
Carlos Alberto Pereira PintoPossui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção de Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em assistência aos usuários de álcool e outras drogas pela UEMG. Atualmente é Professor do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Betim/MG.

Suicídio e Trabalho (30’)
Giselle Reis Brandão - Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Violência e Assédio Moral (30’)
Arthur Lobato Psicólogo, é consultor na área de saúde e combate ao Assédio Moral no Trabalho nos sindicatos de trabalhadores da justiça de Minas Gerais, SERJUSMIG, SITRAEMG e no Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral.

Debate (30’)


12:30 às 14:00: Almoço


14:00 às 14:30: Conferência Direitos Humanos e Trabalho
Luci Praun - Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre, doutora e pós doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas.
Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfosesda Unicamp e Professora visitante da Universidade Federal do ABC.

14:30 às 16:30 horas: 
Mesa redonda Formas de intervenção: Desafios e possibilidades de atuação
Mediador:

Lei de cotas (20’)
Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Residência em Medicina Preventiva e Social, concentração em Saúde do Trabalhador no Hospital das clínicas da UFMG e Mestrado em Saúde Pública, concentração em Saúde e Trabalho pela faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é auditora do Ministério do trabalho

Clínica da atividade: (30’)

Rodrigo Padrini MonteiroPossui graduação em Psicologia, Mestre e Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Atualmente psiclogo na Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais

Vigilância e Saúde Mental: (30’)
Ely Mascarenhas - Assistente Social, Especialista em administração de Projetos sociais , Especialista em Saúde do Trabalhador, Mestre em Administração e Coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador da Divast/Cesat - Bahia

Saúde Mental e Trabalho em Betim (30’)
Márcia da Silva Anunciação LazarinoGraduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Catolíca de Minas Gerais, Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção e da Violência e Especialista em Saúde do Trabalhador pela Universidae Federal de Minas Gerais, especialista em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. Atualmente é Referência Técnica em Saúde do Trabalhador do município de Betim.
Debate (30’)

17:00 Encerramento com café de confraternização 

Nenhum comentário: