sábado, 9 de julho de 2022

TRT-MG debate enfrentamento e combate ao assédio e à discriminação

 O Comitê de Ética e Integridade, a Ouvidoria e a Escola Judicial do TRT-MG realizaram, na tarde desta sexta-feira (27/5), o 1º Seminário Conjunto sobre Enfrentamento e Combate a Todas as Formas de Assédio e Discriminação. O evento foi híbrido. De forma presencial, participaram magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do tribunal. O público externo pôde acompanhar ao vivo por meio do canal oficial da instituição no YouTube.

Ao abrir o seminário, a desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso (2ª vice-presidente, ouvidora e diretora da Escola Judicial) lembrou que o evento foi realizado em consonância com a Resolução n. 450 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação na agenda permanente dos tribunais, em maio de cada ano.

Ela disse estar muito feliz por coordenar um seminário de “envergadura enorme, originado de uma ação conjunta, na tentativa de conscientizar trabalhadores do TRT-MG e de toda a sociedade para buscar promover ambientes de trabalho mais saudáveis, por meio de relações harmoniosas”. A desembargadora observou que, pela relevância do tema, o evento não seria realizado com formalidade, e sim como um espaço de fala, uma roda de conversa.

Palestras

A programação do seminário contou com três palestras. A primeira foi feita pelo juiz Cléber Lúcio de Almeida, titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Ele falou sobre “Discriminações no contexto da relação de emprego”.

Em seguida, foi a vez do coordenador do Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), Arthur Lobato, abordar o tema “Prevenção e combate ao assédio moral”.

Por fim, a desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso tratou do assunto “Assédio sexual no trabalho: uma questão além da relação de emprego”.

Veja as palestras na íntegra



Mesa de honra

Além dos palestrantes, também compuseram a mesa de honra do seminário os juízes Márcio Toledo ( magistrado coordenador do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 2º Grau), Renato de Paula Amado (magistrado auxiliar da Presidência) e Marcelo Palma de Brito (magistrado eleito para o Comitê de Ética e Integridade); o promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Marco Antônio Borges; o diretor-geral do TRT-MG, Carlos Athayde Valadares Viegas; o diretor de Administração do Tribunal, André Luiz Morais Mascarenhas; e o secretário da Escola Judicial, Leonardo de Assis Silveira.

Imagem dos participantes do seminário

Assista à reportagem sobre o evento

Nenhum comentário: