No dia 4 de dezembro, a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) realizou a palestra “Assédio Moral e Conflitos no Trabalho” ministrada por Antônio Paulo Pinheiro Lima, psicólogo da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Durante o evento, foram abordados temas como violência no trabalho e assédio moral, manifestações mais comuns de violência e assédio, consequências da violência, influência dos modelos de gestão e estratégias de prevenção e enfrentamento.
Segundo Antônio Paulo, a dinâmica da violência no trabalho é um fenômeno mais complexo do que a interação isolada entre duas pessoas em conflito, produto de uma situação coletiva que envolve além de o relacionamento interpessoal, as condições de trabalho e como este se organiza.
Aos gestores, o especialista fez alguns alertas que podem ajudar na prevenção, tais como:
- Ter como pressuposto de gerenciamento o respeito às pessoas;
- Estabelecer regras internas claras;
- Evitar o mal-estar na unidade e quando isso não for possível, solucionar os problemas em conjunto com a equipe;
- Estabelecer canais adequados de comunicação, evitando ruídos e mal-entendidos;
- Liderar e estimular potencialidades, além de reconhecer o desempenho e o esforço de cada membro da equipe de trabalho.
Confira a íntegra do conteúdo da palestra por meio de uma cartilha (confira neste link), onde é possível ainda ter acesso a um estudo de caso de enfrentamento da violência do trabalho no serviço público.
Fonte: Seção Judiciária do Distrito Federal. Crédito da foto: Secom/SJDF.
Fonte: Seção Judiciária do Distrito Federal. Crédito da foto: Secom/SJDF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário