quinta-feira, 12 de março de 2020

SERJUSMIG comemora 30 anos de lutas e conquistas

Em comemoração aos seus 30 anos de fundação, completados neste dia 8 de março, o SERJUSMIG reafirma seu compromisso de luta forte e persistente em defesa dos Servidores do Judiciário Mineiro. Desde o ano de 1990, o sindicato tem trabalhado incansavelmente em prol de assegurar e conquistar direitos aos servidores que integram sua base de representação, estendendo esse trabalho também à defesa do serviço público de qualidade à sociedade.
Hoje começamos uma série de reportagens sobre estes 30 anos de luta. A cada mês será publicada nova matéria para que o Servidor conheça um pouco mais sobre sua história, bem como sobre a trajetória de lutas e conquistas do SERJUSMIG. Tem sugestões? Conhece um episódio importante destes 30 anos? Entre em contato conosco e nos ajude a contar esta história!

Greve de 2013 marcou a história da luta por direitos dos Servidores da Justiça de 1ª Instância

Os 30 anos do SERJUSMIG, instrumento de luta pela garantia de direitos da categoria, é marcado na mesma data em que se comemora o Dia Internacional de Luta das Mulheres. As mulheres são maioria hoje no Judiciário Mineiro. E o SERJUSMIG sempre as respeitou e valorizou. Tanto que ao longo de vários anos, teve uma presidenta em seu comando, Sandra Silvestrini e várias diretoras e funcionárias participando ativamente das instâncias deliberativas e das ações cotidianas. 
O sindicato, que hoje conta com cerca de 11 mil filiados, é reconhecido e respeitado nacionalmente por sua luta transparente, ética, séria e consistente em defesa de condições dignas de trabalho para os servidores e da prestação de serviços de qualidade à população. 
Dentre as suas principais conquistas ao longo destes 30 anos estão o Plano de Carreiras, Data-Base, 25 dias úteis de férias, vale-lanche para toda a categoria, auxílios saúde, transporte e alimentação, reconhecimento e quitação da URV, adicional de periculosidade para atividades externas, gratificação pela atividade de gerência das secretarias e contadorias, unificação dos quadros de servidores do Poder Judiciário Mineiro, edição de Lei estadual tipificando o crime de assédio moral e a criação de mecanismos de combate à essa prática, além da incansável luta em defesa do concurso público.
A nomeação dos delegados sindicais em todas as Comarcas do estado, em 1998, também foi um marco importante na história do sindicato, pois possibilitou uma atuação mais ampla nas comarcas do interior, assegurando aos servidores de todo o Estado efetiva participação nas atividades do sindicato.
Campanha "Cala a Boca Já Morreu" contou com grabde adesão da categoria e ganhou projeção nacional

Serjusmig no Legislativo
O sindicato mantém constantes mobilizações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG e no Congresso Nacional, onde atua a favor de projetos que assegurem melhorias aos trabalhadores e à sociedade e contra os que promovam retrocessos ou prejuízos. Também nesses espaços legislativos o SERJUSMIG se firmou como instituição forte e respeitada, razão pela qual tem obtido êxito em muitas de suas atuações.
Sua mais recente conquista neste espaço foi a aprovação na ALMG das datas-bases dos anos de 2018 e 2019, que aguarda a sanção do governador Romeu Zema. O Projeto de Lei 1.449/20 assegurou aos servidores do judiciário mineiro reajuste de 100% da inflação de cada período, representando, assim, os melhores índices dos últimos sete anos.


O SERJUSMIG
A atuação do sindicato ocorre nas esferas política, administrativa e jurídica. O trabalho e as lutas passam por negociações junto ao TJMG, legislativo mineiro e Congresso Nacional, se estendendo a discussões e construção de lutas unificadas com outras entidades representativas de vários segmentos dos trabalhadores e da sociedade civil em todo o território nacional, além de manifestações, greves, e a defesa dos Servidores em processos administrativos ou judiciais.
A saúde dos Servidores também é motivo de preocupação e ação por parte do SERJUSMIG. Em defesa desta, desenvolve ações permanentes de fiscalização das instalações dos fóruns, dos equipamentos, do ambiente de trabalho, do volume de serviço, entre outros.  
Mesmo com a sua sede situada na capital do estado, o corpo funcional e os diretores do SERJUSMIG  atuam de forma intensa a fim de atender com êxito todas as demandas dos servidores do interior. O trabalho, que é feito em conjunto pelos funcionários, pela assessoria especializada e pelos diretores preza sempre pela eficiência no trato com os seus associados. Além disso, também funcionam as regionais, no total de nove, que também auxiliam no atendimento dos sindicalizados lotados nas 297 comarcas no estado.


Visita à comarca de Pirapora é uma das muitas realziadas pela diretoria do SERJUSMIG

Além disso, os diretores se esforçam para se aproximar da base, visitando os postos de trabalho em todas as comarcas, oportunidade em que, além de fiscalizarem pessoalmente as condições de trabalho, levarem informações e esclarecimentos, também angariam sugestões dos servidores. As demandas encontradas são tratadas prontamente, através da busca das soluções inerentes a cada caso.
Por tudo isso, o Serjusmig comemora neste dia 8, com orgulho, sua trajetória de luta, que assegurou muitas conquistas aos Servidores Públicos do Judiciário Mineiro, em especial, aos da 1ª Instância. 
Viva esta data! Viva os 30 anos do SERJUSMIG! Viva os Servidores da Justiça de 1ª Instância que fizeram e fazem essa trajetória de lutas e vitórias!

Nenhum comentário: