segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Produtividade de servidores é a melhor em uma década

Em 2018, cada servidor da área judiciária baixou cerca de 18,5% processos a mais no período de um ano,  em relação a 2009, quando começou a série histórica
Os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que atuam na área judiciária alcançaram um índice de produtividade de quase 150 processos em 2018. Trata-se do melhor resultado dos últimos dez anos.

O dado consta do “Justiça em Números 2019”, anuário estatístico produzido há 15 anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com indicadores de desempenho e produtividade de todo o Poder Judiciário nacional.

O Índice de Produtividade dos Servidores da Área Judiciária (IPS-Jud), no relatório, é calculado pela relação entre o volume de casos baixados e a quantidade de servidores que atuaram durante o ano na jurisdição.

Em 2009, ano em que se iniciou a série histórica produzida pelo CNJ, o IPC-Jud do Tribunal mineiro foi de 121,94. Uma década depois, cada servidor baixou uma média de quase 28 processos a mais no período de um ano, um aumento de aproximadamente 18,5%.

“Cada servidor é uma peça-chave para que o TJMG cumpra sua missão, ocupando uma posição e com uma função específica, sempre imprescindível para o resultado final”, observa o presidente da Casa, desembargador Nelson Missias de Morais.

O chefe do Judiciário mineiro destaca que os bons resultados do TJMG no relatório de 2019 são fruto do empenho de todos que, juntos, movimentam a engrenagem da Justiça estadual de Minas: magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.

“Estamos orgulhosos do resultado da produtividade dos servidores, a despeito de todos os desafios enfrentados, que sabemos não serem poucos. Avaliando os dados de anos anteriores, é inegável que a curva é ascendente, consolidando uma evolução permanente”, ressalta.

Valorização dos servidores
 
Em um esforço pela valorização dos servidores, esta gestão se empenhou, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ao governo de Minas, na sanção da Lei 5.181, que concedeu os auxílios para saúde e transporte aos servidores do TJMG. A lei foi sancionada em dezembro. O pagamento do auxílio-saúde já foi iniciado, e o do auxílio-transporte começará a ser efetuado ainda este ano.

A atual gestão também destravou e conseguiu a aprovação, pela Assembleia de Minas, da data base de 2017, que foi sancionada pelo próprio presidente, em seu rápido exercício como governador, em novembro do ano passado.

Além disso, a direção destravou ainda a promoção vertical 2017 e já deu andamento à de 2018. Mais recentemente, enviou à ALMG o projeto de lei de unificação das carreiras do Judiciário mineiro, com a expectativa de trazer benefícios funcionais para todos.

Foram autorizados ainda o pagamento do valor integral do retroativo referente à promoção vertical de 2017 devido aos servidores e a expansão do Projeto Experimental do Teletrabalho.

A atual direção do Tribunal mineiro tem também investido na construção de novos fóruns, que irão oferecer mais qualidade de vida para quem trabalha ali, e na capacitação de servidores, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Também com o foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores, a Presidência autorizou a atualização do valor pago aos oficiais de justiça a título de verba indenizatória de transporte por mandado cumprido nos plantões regionais.

Foram desenvolvidas ainda ações de prevenção e combate ao assédio moral e eventos voltados para a inclusão de deficientes visuais e surdos.

Confira outras matérias sobre dados do TJMG no “Justiça em Números 2019”.












Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

Publicado em:  http://www.tjmg.jus.br

                          http://site.serjusmig.org.br


Nenhum comentário: