sexta-feira, 9 de março de 2018

Conheça o trabalho do Comitê de Saúde do TRT

Veja, também, a cartilha “Trabalho com saúde e segurança”, produzida pelo Comitê mas que serve de orientação a todos os servidores do Judiciário Federal.

O SITRAEMG torna públicos dois documentos da maior importância para a saúde dos servidores do TRT da 3ª Região.

Relatório de atividades

Um é o “Relatório de Atividades – Biênio 2016/2017” do Comitê de Saúde do Tribunal, no qual o SITRAEMG tem acento, representado pelo psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sindicato, que tem ainda como integrantes os coordenadores Célio Izidoro e Elimara Cardoso.
O Comitê foi criado pela Portaria TRT3/GP nº 173/2016, em atendimento à Resolução CNJ 207/2015, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Nesses dois anos, já realizou 08 reuniões em 2016, 11 em 2017 e 01 em 2018. Entre outras atividades, destacam-se a I e II Semanas de Valorização da Saúde, em outubro de 2016 e outubro de 2017, respectivamente, e palestra para capacitação em saúde, tais como: Assédio Moral –  mesa redonda com participação  dos juízes do TRT3, Dr. Cláudio Roberto Carneiro de Castro e Dr. Rodrigo Bueno, abordando o tema “assédio moral e a visão do magistrado”; do Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Mendes, abordando o tema  “assédio moral e sofrimento psíquico” e do Psicólogo do Sitraemg, Arthur Lobato, abordando o tema “formas de combate ao assédio moral”. Foram, ainda, publicadas, no site do TRT, várias matérias relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo Comitê.
Tem a seguinte a composição: desembargadora Denise Alves Horta (coordenadora), juiz Rodrigo Ribeiro Bueno (representante do 1º Grau), Maria Cristina Gonçalves Discacciati (diretora de Gestão de Pessoas), Geraldo Mendes Diniz (secretário de Saúde), Sandra Pimentel (secretária de Gestão Estratégica), servidores da Secretaria de Saúde (representantes do SITRAEMG e AMATRA 3) e Convidados (secretaria de Comunicação e Escola Judicial).

Cartilha

O outro documento é a cartilha “Trabalho com saúde e segurança”, produzida pelo Comitê e direcionada aos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em Minas Gerais. O conteúdo, rico em orientações sobre ergonomia, fadiga visual e importância nas pausas periódicas durante a jornada, são de grande importância não só para os servidores da Justiça do Trabalho, de todos os tribunais. Vale a pena conferir.

Opiniões de integrantes do DSTCAM sobre o Comitê e os documentos aqui publicados

Célio Izidoro, coordenador geral do SITRAEMG“A criação do comitê de saúde do TRT foi importante. Penso eu que deveria ter sido implantado muito antes da resolução do CNJ, de 2015, por iniciativa do próprio tribunal, pois, como servidor que trabalho em vara do trabalho, já percebia a precarização das condições físicas e, muitas vezes, pressão sem fim para acelerar o processo. O comitê, com a participação dos representantes do servidores, juízes e administração, contribuiu em muito para que o Sindicato, através de seu departamento de saúde, visando amenizar as condições de trabalho e perceber o olhar da administração, que entendeu a necessidade de colaborar para o mundo do trabalho sem sofrimento”.
Arthur Lobato, psicólogo“A participação do SITRAEMG neste comitê é importante, para que as demandas dos servidores referentes à saúde do trabalhador, encaminhadas ao DSTCAM, sejam objeto de estudo e de ações concretas em prol de saúde e qualidade de vida no trabalho”.
Elimara Cardoso Gaia, coordenadora executiva do SITRAEMG: O Comitê de Saúde está de parabéns. O trabalho é feito com dedicação e, principalmente, alertando magistrados e servidores para os cuidados que se deve ter com a sua saúde física e mental. Tenho observado que o TRT da 3ª Região está à frente no atendimento da Resolução do CNJ 207/15. Essa atitude nos traz uma segurança, porque mostra a preocupação e atenção que o TRT de Minas Gerais têm com seus magistrados e servidores. Parabéns pela cartilha e pelos trabalhos realizados, com palestras, cursos, folders e todo o material usado para chegar ao público desejado”.

Nenhum comentário: