terça-feira, 4 de junho de 2019

Psicólogo fala sobre assédio moral no ambiente de trabalho

03/06/19 08:50

Crédito: Rafael LealINSTITUCIONAL: Psicólogo fala sobre assédio moral no ambiente de trabalho
No encerramento das atividades da ll Semana de Saúde Ocupacional, no dia 31 de maio, o TRF 1ª Região realizou a palestra “Estratégias solidárias para enfrentamento do assédio moral”, ministrada pelo psicólogo Antonio Lima e voltada exclusivamente para gestores do Tribunal.
Em sua preleção, Antonio ressaltou a diferença entre conflito e violência. Ele explicou que é natural haver conflitos nas relações interpessoais, já que divergências são inerentes ao ambiente de trabalho, porém, deve-se prestar atenção para perceber quando o conflito deixa de ser democrático e se transforma em problema mal resolvido, gerando violência no ambiente.
Com o intuito de divulgar informações sobre a promoção de um ambiente saudável e ético, o palestrante tratou sobre a relação entre trabalho e identidade pessoal, as manifestações mais comuns de violência e assédio e as consequências dessa violência.
Ele destacou, ainda, estratégias de prevenção e enfrentamento, tais como a abertura de canais de acolhimento de denúncias, a criação de espaços públicos de discussão sobre o trabalho, as realizações de pesquisas sobre incidência de violência e a capacitação de profissionais da saúde e de gestão de pessoas para identificarem possíveis situações de violência.
A diretora do Núcleo de Colocação e Avaliação de Desempenho (Nucav), Maria de Jesus Mendes, participante da palestra, afirma que iniciativas como essa são importantes, pois se baseiam “primordialmente na informação, que é extremamente importante para a saúde dos trabalhadores e também para o sucesso da organização”.
Semana da Saúde Ocupacional – Durante quatro dias de evento, de 28 a 31 de maio, o corpo funcional do TRF1 contou com diversas atividades, como palestras, exames, aulões e massagens.
A segunda edição da Semana da Saúde Ocupacional teve como tema “Mente e Cérebro” e foi uma realização das Seções de Saúde Ocupacional (Sesao), de Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) e da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), todas unidades integrantes da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe).
Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região



Nenhum comentário: