terça-feira, 4 de junho de 2019

Psicólogo fala sobre assédio moral no ambiente de trabalho em palestra no TRF1





No encerramento das atividades da II Semana de Saúde Ocupacional, no dia 31 de maio, o TRF 1ª Região realizou a palestra “Estratégias solidárias para enfrentamento do assédio moral”, ministrada pelo psicólogo Antônio Lima e voltada exclusivamente para gestores do Tribunal.
Em sua preleção, Antônio ressaltou a diferença entre conflito e violência. Ele explicou que é natural haver conflitos nas relações interpessoais, já que divergências são inerentes ao ambiente de trabalho, porém, deve-se prestar atenção para perceber quando o conflito deixa de ser democrático e se transforma em problema mal resolvido, gerando violência no ambiente.
Com o intuito de divulgar informações sobre a promoção de um ambiente saudável e ético, o palestrante tratou sobre a relação entre trabalho e identidade pessoal, as manifestações mais comuns de violência e assédio e as consequências dessa violência.
Ele destacou, ainda, estratégias de prevenção e enfrentamento, tais como a abertura de canais de acolhimento de denúncias, a criação de espaços públicos de discussão sobre o trabalho, as realizações de pesquisas sobre incidência de violência e a capacitação de profissionais da saúde e de gestão de pessoas para identificarem possíveis situações de violência.
A diretora do Núcleo de Colocação e Avaliação de Desempenho (Nucav), Maria de Jesus Mendes, participante da palestra, afirma que iniciativas como essa são importantes, pois se baseiam “primordialmente na informação, que é extremamente importante para a saúde dos trabalhadores e também para o sucesso da organização”.
Semana da Saúde Ocupacional – Durante quatro dias de evento, de 28 a 31 de maio, o corpo funcional do TRF1 contou com diversas atividades, como palestras, exames, aulões e massagens.
A segunda edição da Semana da Saúde Ocupacional teve como tema “Mente e Cérebro” e foi uma realização das Seções de Saúde Ocupacional (Sesao), de Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) e da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), todas unidades integrantes da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Nenhum comentário: