terça-feira, 29 de agosto de 2023

Em noite de homenagens, pedal solidário e apagar das luzes, SERJUSMIG participa de fechamento do Fórum Lafayette

 


 

“O que nós esperamos é que os servidores tenham boas condições de trabalho nos novos postos, ainda que temporários. E que, daqui a tres anos, nós tenhamos um Fórum Lafayette renovado, moderno, sustentável, acessível. Nós precisamos pensar nas questões de acessibilidade. E que [o Fórum] ofereça condições ideais de trabalho para os servidores e servidoras”, defendeu Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG, durante solenidade de fechamento do Fórum para reforma. 

A cerimônia aconteceu na noite da quinta-feira (13), no pátio interno do Fórum, e contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre servidores e familiares, magistrados e ciclistas. Estes últimos participaram do 2º Pedal Solidário do Judiciário (o primeiro havia ocorrido em 2016). O evento foi aberto por apresentação da Orquestra Jovem do TJMG, com adaptação para orquestra de câmara de sucessos da música popular nacional e internacional. 

ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS DA CERIMÔNIA NO FLICKR DO TJMG

 

Quem faz história no Fórum

Na cerimônia, o SERJUSMIG e o TJMG prestaram homenagem aos 14 mais antigos servidores do Fórum, outros cinco servidores (homenageados especiais), dois trabalhadores terceirizados, dois magistrados, um defensor público, um promotor e um advogado. Entre os homenageados, o diretor jurídico do SERJUSMIG, Ronaldo Ribeiro Júnior, e o diretor financeiro, Willer Ferreira. 

O gerente da 29ª Vara Cível Márcio Chagas foi um dos agraciados. Trabalhando no TJMG há 46 anos, sendo 43 no Fórum Lafayette, sua trajetória profissional se confunde com a história do edifício. Próximo da aposentadoria, ele celebra a iniciativa do sindicato e do Tribunal. 

“Acho que a minha missão aqui está cumprida. Isto aqui é uma coisa única. Eu tenho quarenta e tantos anos de Fórum e a minha turma merecia essa homenagem. Só mesmo o SERJUSMIG para fazer isso”, disse, emocionado. 

O oficial de Justiça avaliador Flávio Fábio também chegou ao Fórum logo na fundação. Para ele, o companheirismo entre colegas de trabalho e o apoio do sindicato têm sido fundamentais nessa trajetória. “É uma caminhada longa, complicada, mas chegamos até aqui, vencemos com o auxílio dos colegas. E, graças ao sindicato, temos essas homenagens. Tem que valorizar o nosso conhecimento”, avalia. 


Flávio Fábio e Márcio Chagas trabalham no Fórum desde a fundação, há 43 anos.

 

 

Pedal solidário

Logo após a cerimônia, 300 pessoas participaram do 2º Pedal Solidário, patrocinado pelo SERJUSMIG, em parceria com a Assessoria de Comunicação do Fórum, com o apoio da Eleven Bike, empresa especializada em comercialização e reparo de equipamentos para ciclismo. A Eleven colaborou na definição do percurso, de cerca de 10 km, na organização do pedal e orientação dos ciclistas. 

“Assim que eu fiquei sabendo, fiz questão de me inscrever, adorei a ideia. Espero que continuem incentivando. Estou bem feliz, gostei bastante da ideia do sindicato de apoiar o pedal”, comenta Karine de Souza, servidora da 8ª unidade jurisdicional cível. 
 


Karine de Souza: "Gostei bastante da ideia do sindicato de apoiar o pedal"

Para se inscreverem no pedal, foi solicitada aos participantes a doação de dois quilos de alimento não perecível. Nos próximos dias, o SERJUSMIG e a direção do TJMG farão a entrega das doações a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. O sindicato estima que cerca de meia tonelada de alimentos foi arrecadada, graças ao 2º Pedal Solidário. 

Ao fim, houve um sorteio de duas bicicletas, patrocinadas pelo SERJUSMIG. “Para nós, do sindicato, é muito importante estimular a atividade física. O ciclismo mexe com todo o corpo, além de ser algo prazeroso, que faz bem à mente. Eu vejo como muito bons olhos essa participação dos associados, ainda mais porque tivemos uma arrecadação solidária”, afirma Théo Lellis, diretor de esporte, lazer e cultura do SERJUSMIG.  

Para a ciclista Vanessa Costa, que trabalha há 17 anos no Fórum e é coordenadora de gabinete da direção, poder entrar no prédio de bicicleta foi o ponto alto do evento: “foi uma emoção muito grande poder dar uma volta aqui dentro. Parabéns ao SERJUSMIG, à direção do Foro e ao Tribunal de Justiça”. 

 

Apagar das luzes

A noite de celebrações terminou com o apagar de luzes do edifício, que passará pela maior reforma de sua história, com alteração do layout das varas, celas, salões e instalações hidráulicas, troca de iluminação, pisos e forros, novas instalações elétricas e de telecomunicações, inserção de sistema de ar condicionado central, revitalização da fachada, das grades, do passeio e da galeria de arte, melhoria do espaço de convivência, novo acesso aos réus encarcerados, nova guarita, novas saídas de emergência e acréscimo de pontos de circuito fechado de TV, para segurança.

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer!

SERJUSMIG :: Em noite de homenagens, pedal solidário e apagar das luzes, SERJUSMIG participa de fechamento do Fórum Lafayette

Nenhum comentário: