terça-feira, 29 de agosto de 2023

Encontro Regional do Sul de Minas demonstra a importância da participação dos servidores

 


A cidade de Poços de Caldas foi palco do Encontro Regional Sul de Minas, realizado pelo SERJUSMIG no dia 19 de agosto.

Com a participação de 208 servidoras e servidores das comarcas pertencentes às Regionais Pouso Alegre e Poços de Caldas, o evento proporcionou momentos de formação e descontração. Após a jornada de visitas da diretoria do Sindicato a todas as comarcas de Minas Gerais, a aproximação entre trabalhadores e sindicato foi fortalecida no Encontro. 

Acesse aqui o álbum de visitas a comarcas da Regional Pouso Alegre

Acesse aqui o álbum de visitas a comarcas da Regional Poços de Caldas

Ao longo do dia de atividades, que ocorreram no prédio do antigo Cassino do município, a participação dos servidores foi o destaque principal, com concentração e envolvimento dos presentes.

Reforçando a parceria com o SERJUSMIG, o psicólogo Otávio Grossi abriu o evento com a palestra “A reinvenção do profissional a partir das competências de performance: resultados e felicidade”, ensinando ferramentas para fortalecer o crescimento pessoal e profissional dos associados.

Presente nos outros Encontros realizados pelo Sindicato, Otávio acredita que tem contribuído também com o fortalecimento da luta social.

 

 

Nosso compromisso é com o trabalhador

Na mesa de Conjuntura Política, os direitos trabalhistas estiveram em destaque, a partir do atual cenário no país. O debate contou com a facilitação de Marco Couto, do Sindifisco-MG, Eduardo Couto, Presidente do SERJUSMIG, e Thiago Rodarte, economista do Dieese.

O economista ressaltou o risco de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais e como poderá afetar a população. “Com a privatização dos serviços públicos, como Cemig e Copasa, a empresa privada vai investir no que dá retorno, lucro. Na lógica do Estado, você tira de onde dá lucro pra investir onde dá menos lucro, pra todo mundo ser atendido e que o direito possa chegar a todos”, alerta.

Em consonância com o compromisso político do SERJUSMIG com os direitos dos trabalhadores, a integrante do Conselho Fiscal Adriana Bicalho relatou durante a mesa a sua participação, junto com outras duas servidoras de Minas Gerais, na Marcha das Margaridas.

O ato aconteceu em Brasília, nos dias 15 e 16 deste mês. Leia matéria completa em nosso site.

O presidente do SERJUSMIG enfatizou a responsabilidade da população na escolha dos representantes durante os pleitos nacionais e municipais, uma vez que as decisões sobre os direitos são tomadas pelos parlamentares eleitos. “O nosso voto é uma procuração, por isso a escolha deve ser consciente”, afirma.

 

Apoio e denúncia são ferramentas para quem sofre Assédio Moral

A tarde teve início com o Stand up do comediante Bruno Costoli, relaxando os servidores e servidoras presentes com boas gargalhadas, e abrindo as portas para o difícil debate que se seguiu, o Assédio Moral.

Felipe Galego, Vice-presidente do Sindicato, relatou o trabalho da entidade na Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TJMG, do qual faz parte junto com a subdiretora Sheila Augusta Ferreira.

“Essa atuação integrada é indispensável para que possamos enfrentar com sucesso essa chaga do mundo do trabalho, que é o assédio”, pontua.

O Núcleo de Saúde do SERJUSMIG esteve presente, com o coordenador, Rui Viana, o psicólogo Arthur Lobato e a assessora da presidência, Raquel Orlando. A assessora explica como identificar o assédio moral e fala sobre o trabalho do Núcleo.

 

Durante o debate de Assédio Moral, os aposentados e aposentadas do Sul de Minas aproveitaram o momento para fortalecer sua relação com o Sindicato, em especial com o Núcleo de Aposentados-NAS. Théo de Lellis, diretor e membro do NAS, se uniu à Ana Maria Bertelli, Diretora Social e coordenadora do Núcleo para apresentar o trabalho.

 

Lutas Políticas e Jurídicas do SERJUSMIG

Por fim, os diretores e diretoras presentes apresentaram duas mesas com os resumos das lutas travadas entre 2022 e 2023, em âmbito jurídico e político.

Além do presidente, também compuseram os três vice-presidentes, Rui Viana, Felipe Galego e Ronaldo Ribeiro Junior, o diretor financeiro, Willer Ferreira, a diretora social, Ana Maria Bertelli, o diretor de recreação, esportes e lazer, Théo Lellis e a sub-diretora social, Sheila Ferreira.

Seguindo com os esclarecimentos, os diretores Ronaldo e Felipe, responsáveis pelo Departamento Jurídico, receberam os advogados representantes de dois dos escritórios parceiros do SERJUSMIG, que apresentaram o trabalho que desempenham na defesa dos direitos dos associados. O evento ainda contou com um plantão dos escritórios e dos trabalhadores do SERJUSMIG.

A diretoria executiva falou sobre as pautas que estão sendo tratadas na Mesa de Negociações Permanente com a administração do TJMG e relembrou as importantes conquistas recentes do SERJUSMIG. O presidente do Sindicato ainda reforçou que a luta é essencial, já que as conquistas só acontecem em razão da forte pressão das entidades sindicais.

 Acesse abaixo álbum de fotos completo do Encontro Regional do Sul de Minas

 

2023 encerra com chave de ouro; Que venham os próximos

O Encontro do Sul de Minas marca o terceiro e último realizado em 2023, tendo sido precedido pelo Triângulo Mineiro e Juiz de Fora. De acordo com a diretoria, o balanço das atividades é bastante positivo, com participação ampla, compromisso e o estreitamento dos laços cada vez mais próximos entre sindicato e trabalhador, como a luta deve ser.

 

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer

SERJUSMIG :: Encontro Regional do Sul de Minas demonstra a importância da participação dos servidores

Nenhum comentário: